top of page
Buscar
  • Foto do escritorMolo Criativa

Covid-19: Movimento defende prioridade para caminhoneiros na vacinação


Enquanto a maioria da população está em quarentena, os caminhoneiros e profissionais do setor de carga continuam sua rotina normalmente exercendo função fundamental para o país. Afinal, é por meio do seu trabalho que a grande maioria das mercadorias é transportada e todo o alimento que chega à mesa dos brasileiros conta com o esforço de um desses profissionais.


A rotina da categoria é estar longe de casa por vários dias seguidos, passando, muitas vezes, por diversas cidades. Por isso, é de extrema importância garantir que eles tenham acesso facilitado à vacinação em qualquer município em que estiverem.


Idealizada pelo Damas de Ferro, movimento nacional que representa esposas e filhos de caminhoneiros, foi criada a campanha de mobilização "Vacina Caminhoneiro", que visa conscientizar os políticos e a sociedade da importância de vacinar esses profissionais contra à Covid-19 o mais rápido possível.


Para uma quantidade considerável e subnotificada de caminhoneiros, a chegada do novo coronavírus representou a perda da própria vida. "Não existe estatística, para a morte especificamente, dos caminhoneiros. Eles estão englobados no número geral de mortos. Porém, o número é altíssimo. E isso ficou mais evidente durante o início da campanha com o pedido de fotos de caminhoneiros e caminhoneiras que faleceram devido à Covid-19", lamenta Gisele Vaz, fundadora e presidente do Movimento Damas de Ferro.


Nesse momento, a categoria reivindica, em caráter de urgência e prioridade, a votação dos destaques do Projeto de Lei 1011/2020, pela Câmara dos Deputados, para que seja encaminhada rapidamente para aprovação no Senado.


"Essa lei assegura que caminhoneiros autônomos e profissionais do setor de transporte de cargas tenham prioridade no acesso à vacinação da Covid-19 e que os pontos de vacinação sejam em locais acessíveis aos caminhoneiros. Postos de vacinação dentro da cidade, não são acessíveis a eles", pontua Gisele Vaz.


Esses trabalhadores são essenciais e movimentam, diariamente, o país nas estradas garantindo que as vacinas e outros produtos cheguem para toda a população.


Empresas que queiram divulgar e apoiar a campanha "Vacina Caminhoneiro" devem entrar em contato com Gisele Vaz, através do número (51) 9 9740.6867.


83 visualizações0 comentário
bottom of page